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Especialistas em Perda de Gordura e Tonificação Muscular

CASTANHAS ENGORDAM OU NÃO?

 


castanhas  3Será que as castanhas engordam mesmo? Isso é o que vamos descobrir com este artigo. Para além disso vamos falar de todas as suas propriedades.

 

Ao contrário dos frutos secos como as nozes, amêndoas, etc., que podem conter 70% de gordura na sua constituição (embora uma gordura saudável), as castanhas contêm apenas cerca de 2% de gordura, sendo, por isso, muito menos calóricas do que os frutos secos. Enquanto as nozes, por exemplo, têm um valor calórico aproximado de 650kcal por 100g, as castanhas fornecem apenas 130kcal para o mesmo peso. Isso deve-se, não só, ao seu baixo teor em lípidos, mas também ao seu elevado teor de água.

 

Em 100g de castanhas, tens 53g de hidratos. Desses 53g, são 11g de açucares simples, 5g de fibras e 37g de amido. Nesses 100g, também tens 2,2g de gordura e apenas 3g de proteína.

 

Relativamente à qualidade dos seus hidratos, são, maioritariamente, hidratos de carbono complexos, que são absorvidos pelo corpo de uma forma lenta, ajudando a manter os níveis de glicémia estáveis e removendo a sensação de fome durante um longo tempo.

 

Como apresentam um baixo índice glicémico (vê este artigo: >>Indíce Glicémico e a Sua Importância na Perda de Gordura<< ) , são indicadas para diabéticos e na promoção da saciedade.

 

São, também, uma boa fonte de potássio, vitamina B e vitamina C.

 

 

Porções e Doses:

100g castanhas (6 castanhas)

- 1 pão.

- 2 batatas médias.

- 1 chávena de arroz ou massa.

 

50g - 3 castanhas é a dose ideal para grande parte das pessoas.

 

Apesar das castanhas não serem, por si só, um alimento que engorda, pode ajudar a isso quando consumimos em demasia. O problema não está em comer 3 castanhas, o problema está em abusar nas quantidades e no seu acompanhamento (bebidas alcoólicas).

 

Como foi referido anteriormente, a castanha tem muitos Hidratos de Carbono (têm como função dar-nos energia) que, apesar de serem de absorção lenta, quando ingeridos em excesso, se essa energia não for gasta imediatamente, armazenam-se no nosso corpo em forma de gordura.

 

 

Concluímos, então, deste artigo, que poderá comer castanhas, desde que esta seja consumida em baixas quantidades e, apenas, como substituição das suas doses de hidratos de carbono diários, ou seja, nas refeições estipuladas e nunca como um petisco depois de jantar.

 

Se comer em excesso (a partir de 3 castanhas para grande parte das mulheres e de 5 para grande parte dos homens), estará a contribuir para que o seu corpo engorde.

 

Deixa-nos em baixo o teu comentário a cerca deste artigo…

 

 

 

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