ÍNDICE GLICÉMICO E A SUA IMPORTÂNCIA NA PERDA DE GORDURA
O Índice Glicémico de um alimento, indica-nos a velocidade a que um hidrato de carbono é decomposto e sua posterior influência na subida dos níveis de glicose e insulina no sangue.
Existem dois tipos de hidratos de carbono: os simples e os compostos.
Simples: Têm uma composição mais simplificada, são rapidamente digeridos e absorvidos, elevando em seguida, o nível de glicose (principal açúcar circulante no corpo humano). Consequentemente, a concentração de insulina (hormona responsável pela degradação da glicose) também é libertada em maior quantidade.
Compostos: Têm uma composição mais complexa e mais densa e, por isso, são mais lentamente absorvidos e transformados, elevando os níveis de glicose de forma menos acentuada. Consequentemente, a concentração de insulina também é libertada em menor quantidade.
Para uma alimentação mais saudável, deveremos optar por alimentos com um Índice Glicémico baixo, uma vez que, estes alimentos promovem menores subidas bruscas de insulina. Uma excessiva produção de insulina, poderá originar uma baixa acentuada de glicose no sangue (hipoglicémia), levando, deste modo, a uma maior sensação de fome, assim como a um aumento da gordura corporal.
*Em comparação com a glicose pura, que é atribuído um índice glicémico de 100*
Alimentos com baixo IG: 1.Ajudam as pessoas a perder e controlar o peso. 2.Aumentam a sensibilidade do corpo à insulina. 3.Melhoram o controle da diabetes. 4.Reduzem o risco de doença cardíaca. 5.Melhoram os níveis de colesterol no sangue. 6.Reduzem a fome e mantêm-no satisfeito por muito mais tempo 7.Prolongam a resistência física.
Empenhados no Teu Sucesso Ricardo Vidal/Luís Pedro PESOCERTO 915904499 www.pesocerto.com.pt |